TABULEIRO DE EXPERIÊNCIAS
Cartas-sugestão: propostas de atividades
A seguir deixamos disponível três propostas de uso das cartas, mas convidamos você a fazer novos usos e compartilhar conosco no nosso site:
1. Cartas debates
Resumo da atividade: o professor sorteia uma carta para cada aluno durante a aula para fomentar o debate sobre as temáticas promovidas pelo conteúdo da carta. O professor se posiciona como mediador do diálogo do aluno com a carta e com os demais colegas da turma, conduzindo e instigando todos a participarem e opinarem sobre as discussões fomentadas pela carta.
Objetivos da atividade: verificar os conhecimentos prévios dos alunos e fomentar a construção do conhecimento de forma dialogada.
Avaliação da aprendizagem: autoavaliação. Cada discente faz um texto analisando a sua participação na atividade.
2. Cartas escritas
Resumo da atividade: o professor sorteia três cartas para cada aluno (as cartas podem se repetir para mais de um aluno) durante a aula presencial ou síncrona. Em caso de educação a distância, o discente escolhe três números de 1 a 45 e o professor envia os QR codes e/ou os links de acesso às cartas. Como atividade de casa, cada aluno precisará produzir um texto sobre as suas três cartas, que deverá ser entregue para correção do professor e discutido entre os alunos na aula subsequente.
Objetivos da atividade: fomentar a reflexão e a escrita sobre os temas abordados nas cartas. Incentivar a pesquisa de referenciais teóricos para o desenvolvimento da atividade.
Avaliação da aprendizagem: feedbacks construtivos feitos pelo professor e pelos discentes.
3. Cartas multimídia
Resumo da atividade: o professor sorteia uma carta para cada aluno/grupo durante a aula presencial ou síncrona. Em caso de educação a distância, o discente/grupo escolhe um número de 1 a 45 e o professor envia o QR code e/ou o link de acesso às cartas. O aluno/grupo precisará desenvolver algum material, em formato livre (escrito, áudio, audiovisual ou outro), para realizar o desafio/atividade proposto/a na carta. Na aula subsequente, cada aluno/grupo terá dez minutos para apresentar a sua produção. Durante o processo, o professor terá o papel de orientador e mediador em todas as etapas da(s) atividade(s).
Objetivos da atividade: fomentar a reflexão, produção e criatividade das discussões sobre os temas abordados nas cartas.
Avaliação da aprendizagem: será realizada uma avaliação pelo professor e por pares no qual cada aluno/grupo receberá uma ficha/formulário com os critérios para avaliação do material produzido e atribuirá uma nota de 0 a 10.
Observações: várias rodadas podem ser realizadas, de acordo com a previsão no programa da disciplina. Ao final de cada aula presencial ou síncrona, um novo sorteio de cartas é realizado. A equipe que obtiver maior pontuação ao final de todas as rodadas estabelecidas é declarada vencedora.
O professor pode oferecer premiação para o grupo campeão, caso queira e como uma forma de motivar e engajar a participação dos discentes.
Sugestão de critérios de avaliação:
1. Embasamento teórico da resposta (0 a 3,0 pontos).
2. Clareza da resposta (0 a 3,0 pontos).
3. Criatividade do produto (0 a 3,0 pontos).
4. Tempo da apresentação (0 a 1,0 pontos).
Observação: a pontuação total será a soma dos pontos atribuídos para cada critério.
Como a proposta deste site é compartilhar, convidamos você para dividir conosco como foi sua experiência de utilizar o Ciência em questão. Fique à vontade para avaliar o produto, indicar formas e dinâmicas de uso, propor novas possibilidades e relatar os resultados que obteve. Será ótimo saber como o produto está sendo apropriado em sala de aula.